Discentes do curso de Geografia da UEMS/Jardim realiza atividades de campo em Ribas do Rio Pardo

Oportunidade

A visita técnica mobilizou alunos e docentes nos dias 26 e 27 de abril, garantindo aprendizado in loco

JARDIM
Por:Imprensa UEMS 06/05/2024 14:22

Acadêmicos e professores do curso de Geografia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - Unidade Universitária de Jardim, realizaram trabalho de campo em Ribas do Rio Pardo entre os dias 26 e 27 de abril de 2024.

O trabalho de campo foi coordenado pela profa Dra. Ana Maria Soares de Oliveira, a qual é responsável pelas disciplinas Geografia Agrária e Geografia do Trabalho, nas turmas de 2º e 3º ano do Curso de Geografia, e contou com a colaboração da professora Cristiane Dambrós, que ministra as disciplinas Hidrologia, Elementos de Geologia I e Biogeografia nas respectivas turmas, bem como com a colaboração do professor Tiago Satim Karas.

A visita técnica oportunizou aos discentes conhecerem o complexo industrial de produção de celulose, denominado de Projeto Cerrado, pertencente ao Grupo Suzano.

"Foram dois dias de trabalho de campo, por meio do qual os acadêmicos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco sobre a territorialização do complexo celulósico em Ribas do Rio Pardo e as contradições expressas nos desdobramentos socioespaciais decorrentes de um empreendimento desse porte", relatou a profa. Dra. Ana Maria.

De acordo com a docente do curso, o trabalho se pautou também em observação de campo e realização de entrevistas com trabalhadores, moradores locais, representantes de estabelecimentos comerciais e de serviços, para verificar os desdobramentos socioespaciais (econômicos, sociais, trabalhistas e ambientais) deste empreendimento.

Na ocasião, também foi realizada uma audiência com o prefeito, visando compreender a atuação do poder público no processo de implantação do complexo industrial, no que se refere às estratégias, contrapartidas e medidas voltadas para a mitigação dos impactos (na área de saúde, segurança pública, moradia, educação e qualificação profissional, emprego e renda) decorrentes da territorialização do capital, que tem provocado uma nova dinâmica socioespacial no município e cidade de Ribas do Rio Pardo.

No trajeto de volta de Campo Grande a Jardim, no dia 27 de abril tivemos outros momentos de muito aprendizado in loco sobre aspectos relacionados ao uso e ocupação do solo, à produção agrícola, pecuária e industrial e os interesses de diferentes sujeitos quanto ao acesso à terra.

"Na ocasião, foi possível observar e refletir com os acadêmicos sobre os empreendimentos agroindustriais já implantados ou em implantação e, portanto, sobre o processo de expansão do agronegócio e das disputas territoriais nessa porção do território, materializadas, por exemplo, na formação de acampamentos dos movimentos sociais de luta pela terra e pela reforma agrária às margens da rodovia entre Sidrolândia e Campo Grande", explicou Ana Maria.

A professora do curso de Geografia da UEMS/Jardim finaliza informando que o trabalho de campo amplia o debate sobre os aspectos geopolíticos e as ações das empresas multinacionais no território brasileiro. "As atividades possibilitaram a constituição de uma visão sistêmica sobre os fatos observados, bem como a análise crítica sobre as complexas dinâmicas socioeconômicas, territoriais e ambientais que estão em evidência não somente no município de Ribas do Rio Pardo, mas também no estado de Mato Grosso do Sul, no Brasil e em outros países periféricos".